Um Abrigo Na Montanha.


A alma desta acolhedora casa de montanha continua despertando emoções nos seus proprietários, mesmo já passados dez anos. Aconchegante, com um tamanho generoso e branca como a neve . “É bom estar aqui!”

Esta casa tem sido um dos maiores sonhos da minha vida. “Eu amo as montanhas e durante toda a minha vida fui para Valle de Arán – Espanha, onde fica a casa dos meus pais. Mas imagine, já casada, e com seis irmãos, era sempre difícil decidir quem iria com a família.” diz Icíar, a proprietária. Finalmente, ela e seu marido compraram esta casa, e agora podem aproveitá-la durante todo o ano. A decoração da casa foi obra da proprietária, ” com a ajuda de meu bom amigo Mercedes Alvarez de Toledo, que é decorador”. Usada durante a temporada de esqui, no verão, é o ponto de encontro do casal e seus quatro filhos. “Eles foram ficando mais velhos e esta casa se tornou o único lugar onde nós jantamos juntos.”

A casa tem a característica inconfundível das cabanas de montanha. Tetos inclinados de pinho, uma lareira aconchegante de pedra, e tapetes de lã macios. Mas há algo que a distingue das demais, o uso do branco em toda a sua gama de tonalidades. “Eu amo o branco, as paredes originais eram pintadas de amarelo. Branco é limpo e claro. É a cor da neve e dá um ar sueco a esta casa.”

Quando chegou a hora da decoração, Icíar sabia que queria uma casa prática, aconchegante e cheia de vida. Sem medo misturou linhas modernas com peças antigas.Tudo muito coordenado, mas a pergunta é, como conseguiu por dez anos e com quatro filhos colocar tapetes brancos nas escadas e nos quartos? “Nesse ponto eu sou inflexível, é proibido entrar com sapatos. Tenho na entrada, uma cesta com chinelos, que são colocados assim que se entra. Nós geralmente andamos com meias. É muito bom andar descalço sobre o tapete de lã “. A praticidade da casa é evidente em muitos detalhes. O chão de pinho claro, com pátina branca, unifica a sala de estar e de jantar que são abertas. Se olharmos com atenção para as cadeiras da sala de jantar, percebemos que sua estrutura de ferro foi pintada, e em seguida, lixada para “envelhecê-las”. Na mesa rústica, surpresas, como a luminária do teto,  a luz pode ser ajustada, criando diferentes atmosferas. ”

No segundo andar da casa, ficam os quartos dos dois meninos e duas meninas (o do casal é no piso térreo). Cada quarto tem seu próprio banheiro. Aqui eu fiz uma espécie de sala comum, onde os meus filhos gostam de assistir TV, ouvir música ou estudar, ou onde eles dormem quando convidam seus amigos. ” O acesso é através de uma antiga escada de um navio. As paredes da casa, cobertas de madeira, eram originalmente da mesma cor dos tetos de madeira, em pinho natural, mas também foram pintadas de branco. Uma ideia simples que dá amplitude a todos os espaços. Por estas mesmas paredes, várias fotografias em preto e branco, dando um toque de cor.

A luz que entra através das muitas janelas da casa, é filtrada pelas cortinas de linho fino. “Eu gosto de linho, é leve e permite que a luz penetre através dele.

Som: 10.000 Maniacs – Don’t Talk

Dúvidas, perguntas ou questionamentos sobre decoração? Precisa de um trabalho de consultoria para sua casa? Favor entrar em contato pelo blog, ou E-mail nunoalmeida61@gmail.com

Deixe um comentário

