A Casa de Ricardo Caminada


7ha8XG3tb5RRte7xG

Texturas nobres, peças assinadas por importantes designers brasileiros, paleta de cores sóbria e visual bem masculino. Junte a isso algumas heranças de famílias e relíquias garimpadas em viagens mundo afora e terá o belíssimo lar do arquiteto Ricardo Caminada. O apartamento de 140 m² fica no bairro Jardim Paulista e foi adquirido com o propósito de servir também como seu local de trabalho. “Eu ficava mais na rua do que no meu escritório. Então, resolvi tentar levá-lo para casa”. Depois de um tempo vivendo e trabalhando no mesmo espaço viu que a experiência não estava funcionando e decidiu repensar o imóvel apenas como morada.

O arquiteto desenvolveu o projeto da reforma, que envolvia a derrubada de algumas paredes e a troca de revestimentos, mas na hora de mobiliar os ambientes percebeu que havia caído numa rotina decorativa. “Eu vi que eu estava usando os meus móveis da mesma maneira que eles sempre foram usados. Então, pedi ajuda à Tota Penteado, designer de interiores e grande amiga. Essa troca foi bem legal e acabou dando o resultado que eu queria”, conta. Depois de pronto, o apê ganhou a sua essência, mas manteve espaço para adaptações que aconteceram naturalmente com o passar do tempo. “Entraram mais obras de arte, móveis que a gente não tinha pensado e comprado na época, e aos poucos ele foi tomando a minha forma”.

A parceria entre o Ricardo e a Tota deu tão certo que o processo de renovação fluiu conforme a agenda e não levou mais do que quatro meses para ser finalizado. A nova disposição dos móveis não trouxe apenas frescor para o dia a dia do arquiteto, mas propôs também novas maneiras de aproveitamento do espaço. Um bom exemplo disso são as poltronas, assinadas por Jorge Zalszupin, que ganharam destaque separadamente do sofá e deram vida a um novo ambiente, reservado para a leitura. Não é à toa que esse cantinho virou o local de descanso preferido do Ricardo, para onde ele se recolhe logo quando chega em casa, sempre na companhia de um bom livro e de um drinque.

A mistura de elementos decorativos deixa transparecer a personalidade eclética do morador. Em um mesmo ambiente nos deparamos com as formas orgânicas da chaise Rio, desenhada por Oscar Niemeyer, com a textura contemporânea da pastilha aplicada no piso e com o rebuscado das molduras dos quadros e dos santos barrocos sobre a cristaleira. Cada uma dessas peças carrega um significado especial já que são frutos de garimpos de uma vida. E como a coleção continua a crescer, Ricardo aproveita para acrescentar algumas novas aquisições ao décor de tempos em tempos, sem sentir a necessidade de mudar o mobiliário de lugar. É por essas e outras que ele se declara apaixonado pelo seu ninho: “Eu acho o meu apartamento muito bonito. O que mais me orgulha é que ele reflete exatamente quem eu sou. Ele não é o lugar que eu gostaria de ter, é o lugar que eu sou”, finaliza.

wbwnfuc3eeDCFzFAY

tdSLj7GQPnC54BPiD

uKvxc4WdnCkhYGiTf

rpmMnu6zD3EP4nH8B

JEcAj67hjJXEviKYr

ZEAYddgLg6nNdLn3g

WQsQX5NtCkiqMCDfY

NQ4dfEuGtw3eo94Ge

QBnFSn7QaJexvWD3E

p4uhYCSFddkqxGaDY

E6NePTAhWJo2k9ygR

j2EHxW2WsCk7ypCHH

XG78RmDaWjFhT2SLz

pM46gCwTBsJerMwRn

KSspdxp9ZBTRwcoPa

XACTZPMRX23RD4Ehk

Zj2pP2kSnZ5XRkDFT

EuyxjtGgZsTrRbP5L

So5ZJn9kXB5TAuK5q

AE39WBkXitYBeudBC

 

2 comentários em “A Casa de Ricardo Caminada

  1. Guto Freitas disse:

    Vc arrasou ao trazer esse apartamento pra nós. Amei por ter me levado subitamente ao caminho que eu esperava tanto e estava numa ausência constante de inspiração.

    Um Belo Trabalho

    Abs. Guto Freitas

    PS: Quem sabe um dia vc não publicaria minha casa..kkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

